quarta-feira, 16 de abril de 2008

Primeiros Problemas

Estamos enfrentando problemas para desponibilização de aparelhos de solda e e elotrodos.
Primeiramente seriam usados na parte pratica do projeto, na hora da apresentação como demonstraçao.

Soldagem com Eletrodo Revestido


É a mais comum das soldas, utilizada no Mundo inteiro e em larga escala. Dentre suas vantagens destacam-se: Baixo custo do equipamento ,Versatilidade, Abilitada para soldar em locais de difícil acesso e grade disponibilidade no mercado de consumo. Uma pequena desvantagme é depender da abilidade do soldador, o que torna o trabalho final imprevisivel. O processo consiste em um arco elétrico que é formado com o contato do eletrodo na peça a ser soldada; o eletrodo então é consumido à medida que vai se formando o cordão de solda, cuja proteção contra contaminações do ar atmosférico é feita por atmosfera gasosa e escória, provenientes da fusão do seu revestimento. Aplicável a diversos tipos de materiais, tais como: aços carbono, aços de baixa, média e alta liga, aços inoxidáveis, ferros fundidos, alumínio, cobre, níquel e ligas destes.

Soldagem MIG/MAG


O uso do processo MIG/MAG está cada vez mais freqüente, sendo atualmente o método mais utilizado na Europa Ocidental, Estados Unidos e Japão. Isto ocorre, entre outras coisas, devido sua elevada produtividade, facilidade de automação, baixo custo e a não formação de escórias. Pode-se afirmar que a flexibilidade é a principal característica do processo MIG/MAG, pois permite soldar aços de baixa liga, aços inoxidáveis e alumínio, em espessuras a partir de 0,5 mm, em todas as posições de soldagem. O MIG/MAG é um processo de soldagem compatível com todos os requisitos de proteção ambiental. Um dos únicos e principais onus é a produção de respingos.

Soldagem TIG


A soldagem TIG pode ser usada em uniões que requeiram peças soldadas de alta qualidade e na soldagem de metais altamente sensíveis a oxidação (como p. ex.: titânio e alumínio). Seu uso mais freqüente é em aços resistentes ao calor, aços inoxidáveis e alumínio.
As maiores vantagens do processo TIG são estabilidade e concentração do arco elétrico, o que significa poder utilizá-lo em todas as posições de soldagem e tipos de junta, além do bom aspecto do cordão de solda (acabamento suave e liso). Além disso, este tipo de soldagem se caracteriza também pela ausência de respingos (o que evita trabalhos posteriores de limpeza) e por sua aplicabilidade em espessuras mais finas (a partir de 0,3 mm). A soldagem TIG pode ser utilizada com ou sem material de adição.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

AÇÕES PREVISTAS NO PROJETO PARA ESTA SEMANA

Nesta semana, nosso grupo irá privilegiar a pesquisa de como iremos providenciar os equipamentos necessários para a apresentação. Escolheremos a fonte e calcularemos o custo da mão-de-obra para adiantar-mos essa parte

domingo, 13 de abril de 2008

Tipos de Soldagem

Há como já falado diversos tipos de soldagem. Algumas delas são: Soldagem de pinos, Soldagem com Eletrodo Revestido, Soldagem TIG, Soldagem MIG, Soldagenm por resistência, Soldagem com Arame Tubular, Soldagenm por arco submerso, Soldagem em alumínio e Soldagem plasma. Iremos aprofundar nas soldagens TIG, MIG/MAG e com Eletrodo Revestido, já que são as mais acessiveis ao nosso grupo até então.